O uso da Inteligência artificial e a Reforma do Código Civil foram alguns dos assuntos discutidos no evento, realizado na última semana na capital.
Com a presença de autoridades locais e nacionais, o V Congresso Nacional das Juntas Comerciais (Conaj) reuniu, entre os dias 27 e 30 de novembro, em Vitória, profissionais e órgãos ligados ao registro empresarial para debater os principais temas que têm impactado esse processo. Dentre eles, o uso da inteligência artificial, que começou a ser implementado pelas juntas comerciais, e as mudanças propostas pela Reforma do Código Civil, foram destaques que chamaram atenção dos presentes no evento.
O professor de Direito Comercial da Universidade Federal da Bahia, João Glicério Filho, abordou os principais avanços e pontos polêmicos da Reforma do Código Civil, quanto aos impactos no processo de registro empresarial, como, por exemplo, a possibilidade de sociedade entre cônjuges.
O uso da inteligência artificial nos processos de legalização de empresas foi outro tema tratado em painel pelo representante da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Neto, e o presidente da Junta Comercial de Pernambuco, João Batista Alves. Um dos pontos debatidos foi a complexidade que envolve essa tecnologia, como o acesso e compartilhamento de dados. A inteligência artificial tem sido implementada pelas juntas comerciais para melhorar a análise dos processos trazendo mais eficiência e celeridade.
O evento ainda contou com a participação da diretora nacional de registro empresarial e integração do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), Flávia Gonçalves, que falou sobre “Os Desafios e Avanços no Ambiente de Negócios”, envolvendo a interação entre o órgão e as Juntas Comerciais em questões de regularização e riscos do avanço digital, especialmente com inteligência artificial. Também participou do evento o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, que mostrou as iniciativas da autarquia no apoio aos empreendedores, do crédito à consultoria, no painel “A importância das Políticas Públicas para os Pequenos Negócios”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação da Jucees
Leticia Nóbrega
(27) 99844 2962 / (27) 36369344
leticia.nobrega@jucees.es.gov.br