Representando o governador Renato Casagrande, a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Pedroso, falou sobre as áreas em que o Estado é considerado uma referência nacional.
O V Congresso Nacional das Juntas Comerciais (Conaj), que aconteceu em Vitória, entre os dias 27 e 30 de novembro, contou com uma programação extensa com um painel dedicado a apresentar as potencialidades do Espírito Santo no desenvolvimento econômico.
Na abertura do evento, representando o governador Renato Casagrande, a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, falou aos participantes sobre as áreas em que o Espírito Santo, que pela qualidade de sua gestão, é considerado uma referência nacional.
Ela destacou o fato de o Estado, pelo 13º ano consecutivo, ter obtido nota A+ da Secretaria do Tesouro Nacional pela sua capacidade de pagamento e qualidade de gestão contábil, tendo registrado o maior percentual de investimentos em comparação à receita líquida corrente em 2023.
“Nosso Estado realiza o maior volume de investimentos de sua história, em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Agricultura, Meio Ambiente. De 2019 a 2024, somente com recursos do Tesouro, são mais de R$ 14 bilhões e 25% desse total aplicamos nos municípios com repasses fundo a fundo, convênios, máquinas, equipamentos, veículos, além de apoio técnico”, explicou.
O painel teve ainda a participação do presidente da Cesan, Munir Abud, que abordou os avanços e desafios da universalização do saneamento no Espírito Santo; do superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, que apresentou o case do Espírito Santo no Projeto "Cidade Empreendedora"; e do diretor-geral da Junta Comercial do Espírito Santo, que falou sobre as Implementações previstas na Redesim para a melhoria do ambiente de negócios no Estado, apresentando uma série de novidades que estão sendo implementadas pela Jucees.
Homenagens
O V Conaj foi marcado também por homenagens. O governador Renato Casagrande recebeu da Federação Nacional da Juntas Comerciais (Fenaju) a medalha do mérito do registro mercantil, comenda em reconhecimento ao trabalho de excelência realizado pelo Governo do Espírito Santo em prol do setor empresarial e das políticas públicas que promovem um ambiente favorável aos negócios e atração de investimentos. A honraria também foi entregue pela Fenaju ao diretor-geral da Jucees, Paulo Menegueli.
Na programação do evento, também receberam placas de homenagem pela contribuição à melhoria do ambiente de negócios o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini; o coordenador do Escritório do Empreendedor da Jucees, Eber Cordeiro; e a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Pedroso.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação da Jucees
Leticia Nóbrega
(27) 99844 2962 / (27) 36369344
leticia.nobrega@jucees.es.gov.br