Governo do Estado do Espírito Santo
05/06/2024 13h20 - Atualizado em 05/06/2024 13h22

Estão abertas as inscrições para o Capacita Jucees 2024

O primeiro treinamento do calendário, que prevê encontros em todo o Estado, acontecerá no dia 19 de junho, em Guarapari.

Estão abertas as inscrições para o “Capacita Jucees 2024”, projeto da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) criado para levar informação aos profissionais envolvidos nos processos de registro empresarial. Iniciando o calendário estadual de treinamentos, direcionado aos profissionais de contabilidade, o primeiro encontro acontecerá no dia 19 de junho, às 13h, em Guarapari.

O projeto conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) e vai ter como tema “Principais erros e exigências no registro empresarial”. O objetivo é trabalhar temas importantes para legalização de empresas e também orientar quanto à utilização do sistema integrador Simplifica-ES, por meio do qual ocorrem procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas, além das emissões de inscrições municipais e estaduais, licenças e alvarás.

“A proposta é levar mais conhecimento aos contabilistas, que são peça fundamental nos processos da Jucees, seja auxiliando a operar corretamente o sistema, seja esclarecendo os principais erros, que poderiam ser facilmente evitados, mas acabam levando a exigências”, explica a supervisora de serviços do Escritório do Empreendedor na Jucees, Mônica de Oliveira Vaz.

Os processos “entram em exigência” quando deixam de observar alguma normativa para elaboração do documento que está sendo arquivado ou quando ocorre algum erro na escolha dos atos e eventos necessários para o arquivamento e não são aprovados até o cumprimento das formalidades legais apontadas.

Outro tema importante é a atualização dos profissionais quanto à Instrução Normativa nº 1 de 2024, do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) e enunciados da Jucees. “A norma trouxe mudanças importantes na IN DREI nº 81 de 2020, que também precisam ser explicadas aos participantes”, reforça a supervisora, que será uma das palestrantes.

Além de Guarapari, também já está confirmado o treinamento que acontecerá em Vitória, no dia 25 de junho. As demais datas dos treinamentos presenciais previstos no calendário devem ser confirmadas em breve. Por questão de espaço, as vagas serão disponíveis de forma limitada.

Capacita Jucees 2024 – para contabilistas

Data: 19/06 (quarta-feira)

Local: Sesc de Guarapari - Av. João Ricardo Haddad, 1760 - Lagoa Funda, Guarapari (Auditório Praia das castanheiras)

Inscrições: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SGEWebSgi/View/User/login.aspx