Entre as ações está a chamada “limpeza de legado”, que já solucionou centenas de entraves na liberação de inscrições, alvarás e licenças emitidas pelo sistema.
A equipe da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo que faz o suporte do Simplifica ES promoveu neste ano 69 reuniões de treinamento com 33 municípios. O número inclui 46 ações conhecidas como “limpeza de legado”, que são reuniões práticas para saneamento da base de dados, e já solucionaram centenas de entraves na liberação de inscrições, alvarás e licenças emitidas por meio do sistema em 24 municípios.
O objetivo é orientar sobre solicitações que não obtiveram resposta dos municípios – algumas delas datam de 2018, quando o sistema foi criado. “A equipe do Simplifica ES faz a gestão por meio de relatórios que mostram a real situação dos municípios quanto à utilização do sistema. Por meio deles é elaborado um calendário de treinamentos durante o ano para atender a todos. Os próprios municípios também procuram a equipe para resolver essas pendências e dar andamento aos processos”, explica Ester Gegenheimer, da equipe de Suporte Simplifica ES.
Entre os pedidos estão os de inscrição municipal, alvará provisório, alvará sanitário, dispensa ambiental e alvará de funcionamento, cuja responsabilidade é dos municípios. Além de prefeituras da Grande Vitória, outras como Irupi, Boa Esperança, Água Doce do Norte, Alegre, Laranja da Terra, receberam o suporte em reuniões on-line.
Além das reuniões práticas de saneamento de dados, há os treinamentos de operacionalização geral do Sistema Simplifica ES, oferecido pela equipe de suporte. Este ano, foram 23 treinamentos incluindo 19 municípios. Mais de 85 servidores das secretarias de Tributação/Finanças, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente foram capacitados. Este treinamento, inclusive, está disponível pela equipe para todos os demais que tiverem interesse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação da Jucees
Leticia Nóbrega
(27) 99844 2962
leticia.nobrega@jucees.es.gov.br