A autarquia tem hoje um dos melhores tempos de abertura de empresa do Brasil – 73% das constituições são feitas em até 10 minutos.
A Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) está completando, neste dia 10 de novembro, 117 anos de fundação. Criada em 1908 pela Lei 537, a Jucees é hoje mais que a guardiã da memória do registro econômico capixaba, tornando-se uma ferramenta essencial para a melhoria do ambiente de negócios. E com resultados expressivos.
Dos registros empresariais na Jucees hoje, 73% são feitos em menos de 10 minutos e mais de 90%, em apenas uma hora. Até setembro de 2025, foram 20.838 empresas abertas, o que significa um aumento de 17,63% em relação ao mesmo período do ano passado.
“O Espírito Santo é hoje um dos estados com menor tempo para se abrir empresas no país, com recordes de constituições. E nós estamos trabalhando para que esse número de novos negócios cresça ainda mais”, reforça o diretor-geral, Paulo Menegueli.
Muito além do registro de empresas, a atuação da Jucees vai mais além. É ela que coordena o Comitê gestor da RedeSim, grupo que reúne os órgãos de fiscalização e licenciamento no Estado para simplificação e desburocratização do ambiente de negócios.
Além disso, a Jucees também criou instrumentos para monitorar o ambiente de negócios no estado, trazendo transparência para os dados de cada município. Como o mapa do ambiente de negócios, que mostra a realidade de cada município em relação a tempos de consulta prévia, de emissão de licenças e dispensas. E também o painel municipal do Estado, que mostra o ranking dos municípios, ou seja, quem está mais bem colocado nesses critérios.
“A pedido do governador Renato Casagrande, a Jucees trabalha para facilitar a vida de quem quer empreender. Todas essas ações trazem impacto direto no desenvolvimento do Estado e a Junta Comercial tem um papel fundamental nesse resultado. Afinal, é aqui que o sonho de ter o próprio negócio começa a se tornar realidade”, afirma Menegueli.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação da Jucees
Leticia Nóbrega
(27) 36369344
leticia.nobrega@jucees.es.gov.br